terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carolina Teixeira


Por Flávia D'Álima
Artista visual, arte educadora, ilustradora e escritora

Carolina Teixeira, Flávia D'Álima e na câmera Vagner Pereira


Carolina Teixeira também conhecida como Carolzinha Teixeira é moradora da Vila Gomes. Com a Carolzinha o despertar para o universo das artes aconteceu ainda na infância, através da prática do desenho. Mas a relação Arte-Trabalho veio através do olhar dos outros, conforme precisavam a chamavam para produzir coisas, assim a artista percebeu que se comunicava através do que produzia e que existia responsabilidade nisso. Foi aí que caiu a ficha da artista, de que o que ela dizia com suas obras era trabalho. 
A formação da Carolzinha como artista se deu a partir da relação com outros artistas e com a sua prática, com seus próprios limites técnicos, que com o passar dos anos foram transformando seu trabalho. A reação das pessoas com sua obra, também interfere na sua formação e transformação como artista.
Tem como referências artísticas atuais Paulo Bruscky e Utamaro Kitagawa.
Carolzinha não tem definição para o seu trabalho, considera que está em um momento de transformação, produz pela necessidade de dizer algo. Diz não ter tanta técnica, não gosta de desenhos presos, “certinhos”, quer desconstruir a beleza e, atualmente busca comunicação real, crítica, não só através da contemplação da beleza ideal, quer que haja interação entre as pessoas e suas obras, é nesse momento que seu trabalho acontece e ganha força.
Se considera uma artista ansiosa, quer ver a ideia virar obra de arte logo, por isso prefere trabalhar com tinta acrílica, aquarela, coisas rápidas; E não se incomoda se esse trabalho “terminar” de repente, já que algumas de suas obras são acontecimentos. Trabalha muito com o caderno de desenho, no ônibus, no metro, desenha o tempo inteiro, nesse processo, a rua e a aquarela são companheiras constantes.
Seus traços delicados apresentam figuras fortes, carregadas de histórias e sentimentos. A relação com suas raízes, orientais e africanas, também está presente em suas obras e traduz um pouco da mistura característica do nosso país.
Para Carolina Teixeira o belo, o sublime nas bordas da cidade é a dignidade, é ser artista pelo que se é na vida, produzir não só pela estética, mas pelo significado, pelo sentido das coisas, em que o processo do artista acontece muitas vezes misturando educação com política.

Alguns Trabalhos:
Axé
 Acrílica sobre Compensado

Morro Mulher
Acrílica sobre Lona, Colagem, Pratos, Facas, Pedra, Toalha de Mesa, Sangue Animal, Vidro e Carvão 

Mulher Chovendo
Acrílica sobre Lona e Papelão 

Mulher Cabide
Acrílica sobre Lona, Cabide, Bacia e Carvão 

Espelho
Acrílica sobre Tela

Site: http://destruidorasdelares.blogspot.com.br/

3 comentários: